O veterinário atua principalmente na pecuária

Intervém assim nas explorações e nos criadouros, quer durante campanhas sistemáticas, quer a pedido do criador. Desempenha então um papel importante no crescimento e higiene (prevenção de doenças) dos rebanhos animais (bois, suínos, ovinos ou cavalos em coudelarias). Ele também gerencia a nutrição, produtividade e rentabilidade da pecuária. Ser veterinário no campo exige, portanto, muita disponibilidade e viagens.

O veterinário também pode trabalhar na indústria alimentícia, caso em que participa da criação de novos produtos de consumo para animais. Também pode atuar em laboratório farmacêutico, onde atua como especialista na fabricação de medicamentos para animais e sua comercialização. Num parque zoológico nacional, regional ou numa reserva natural, um veterinário é especializado em vida selvagem.

Ele também atua como conselheiro (estuda o comportamento animal) para a preservação das espécies. Para isso, deve participar de programas de conservação, resgate ou reintrodução de espécies e de programas ou projetos de monitoramento sanitário. Refira-se que um veterinário pode trabalhar por conta própria em consultório privado, ser funcionário de um laboratório farmacêutico ou de uma indústria agroalimentar, mas também pode ser funcionário público do Estado como inspector de saúde pública veterinária no nível do Ministério da Agricultura e Pescas. Neste caso, exerce funções de gestão, fiscalização, perícia, controle, ensino e pesquisa. Porque meu gato urinando em todo lugar